Projeto de Irrigação Curral Novo / Fazenda Velha

Text Resize

-A +A

Compartilhar

Português, Brasil
Área de Interesse 
Irrigação
Tipo 
Projetos

PROJETO DE IRRIGAÇÃO DE CURRAL NOVO/ FAZENDA VELHA

 

1. LOCALIZAÇÃO

Município de Jequié-BA.

2. FONTE HÍDRICA

Rio de Contas (captação no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Pedra, de também conhecido como a Barragem de Pedras; CHESF).

A captação é feita diretamente da Barragem da Pedra, sendo a água aduzida, sob ação da gravidade, em rede principal de distribuição constituída de tubulações de ferro fundido em seu trecho inicial e posteriormente de poliéster (8.360 m).

3. ÁREA IRRIGÁVEL DO PROJETO

O Projeto de Irrigação de Curral Novo possui área irrigável de 525,14 hectares, assim distribuídos:

Das Áreas Particulares

Ao longo da adutora existem pontos de entrega de água a propriedades particulares que trabalham com irrigação, totalizando uma área de 444,93 hectares.

- entrega de água a 49 sítios particulares, totalizando 83,35 hectares;

- entrega de água a 42 lotes empresariais particulares, totalizando 274,9 hectares.

Dos Lotes Parcelares

A área de "assentamento" do Projeto de Irrigação de Curral Novo é constituída de 26 (vinte e seis) lotes parcelares para agricultura familiar, totalizando 80,21 hectares de área irrigada.

4. AÇÕES DA SIR/SEAGRI A PARTIR DE 2007

- Convênios com o Distrito de Irrigação Fazenda Velha - DIRFAV

Está em tramitação processo administrativo para se firmar convênio no valor de R$ 263.562,00(duzentos e sessenta e três mil quinhentos e sessenta e dois reais) visando à recuperação e manutenção de infra-estruturas de uso comum (correção de vazamentos em reservatórios, trabalhos de drenagem, instalação de novos medidores de vazão, etc), bem como a implantação de 2 (dois) hectares de irrigação localizada em 20 (vinte lotes) parcelares destinados à agricultura familiar.

5. PRINCIPAIS CULTURAS IMPLANTADAS NO PROJETO

Caju, coco, maracujá, banana, manga, cacau, pastagens, tomate, pimentão, milho, feijão e quiabo.

6. INFRA-ESTRUTURAS DE USO COMUM

As principais infra-estruturas existentes são: sede do DIRFAV, rede principal de distribuição de água por gravidade, estação de bombeamento para a área do assentamento (que na verdade hoje funciona como um "booster"), estação de pressurização, estação "booster", fábrica de beneficiamento da castanha do caju e fábrica de doces.

Todas as estruturas físicas e equipamentos encontrados estão em bom estado de conservação.

Contato