Projeto de Irrigação Tucano

Text Resize

-A +A

Compartilhar

Português, Brasil
Área de Interesse 
Irrigação
Tipo 
Projetos

PROJETO DE IRRIGAÇÃO

TUCANO
 

O Projeto Tucano é fruto de uma grande articulação do Governo da Bahia - realizada através da SEAGRI - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária; SEPLAN - Secretaria do Planejamento; SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social e SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; SEDIR - Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional; CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional; CERB - Companhia de Engenharia Rural - por acreditar e para comprovar que o semi-árido baiano tem todas as condições de acompanhar o desenvolvimento da Bahia. É uma questão de aproveitamento de nossos recursos, planejamento e trabalho. E o Projeto de Horticultura Irrigada de Tucano é mais um exemplo de como o Governo do Estado utiliza a água como fonte para a vida.

OBJETIVOS

Fomentar o desenvolvimento sustentável do território Semi-árido Nordeste II do estado, através da horticultura e fruticultura irrigada, com foco na estruturação e fortalecimento das cadeias produtivas.

INVESTIMENTO

Para atingir os objetivos do Projeto, o Governo da Bahia deverá investir, cerca de R$ 30 milhões.

LOCALIZAÇÃO

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

O Projeto Tucano contempla 06 municípios da Região Nordeste - incluída no polígono das secas - Tucano, Cipó, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Cícero Dantas.

BENEFICIÁRIOS

Direcionado para os mercados consumidores dos estados nordestinos, o Projeto de Horticultura Irrigada de Tucano terá uma capacidade de produção elevada. O Projeto é composto por 5 Módulos Irrigados, que contarão com infra-estrutura de posto de saúde, centro comunitário, escola, galpão de insumos e unidade de beneficiamento. Cada Módulo será distribuído entre 100 famílias que convivem com os efeitos da seca no Semi-árido, beneficiando um total de 500 famílias.

DADOS GERAIS DO PROJETO

  • Fonte hídrica: poços tubulares
  • Área Total: (3.443,36 ha)
    750 hectares distribuídos em 5 módulos
  • Área do módulo: 150 hectares com 100 unidades produtivas
  • Área irrigada por módulo: 100 hectares
  • Produção agrícola: horticultura, olericultura e fruticultura
  • Empregos diretos: 200
  • Empregos indiretos: 400
Contato