Usina de leite beneficia 300 famílias de produtores rurais

Text Resize

-A +A

Compartilhar

14/05/2013

Usina de leite beneficia 300 famílias de produtores rurais

A unidade de processamento Laticínios Almada foi entregue no município de Coaraci

 

Foto: Divulgação
Mais de 300 famílias de produtores rurais de oito municípios do sul da Bahia serão diretamente beneficiadas com a usina de processamento de leite Laticínios Almada, inaugurada em Coaraci, a 440 quilômetros de Salvador. Com investimento de R$ 1,2 milhão e construído pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir), o empreendimento foi entregue, no último sábado, pelo governador Jaques Wagner.

Os equipamentos e as obras de engenharia vão garantir o processamento de dez mil litros de leite por dia na fase inicial de produção. Oito tanques de resfriamento estão sendo instalados nos municípios contemplados e vão ser administrados por associações locais de produtores, permitindo o armazenamento do produto.

Construída às margens da rodovia BA-262, no Km 02, a usina é resultado de convênio entre o governo estadual, por meio da Sedir/CAR, e a Cooperativa dos Produtores de Leite das Bacias do Almada e Gongogi (Coopragi). O empreendimento atenderá a produtores de Coaraci, Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul, além do distrito de Inema, em Ilhéus.

Com a implantação da fábrica, foram iniciadas ações do programa estadual Vida Melhor para reforçar a cadeia produtiva. Os produtores poderão levar o leite para conservação nos tanques e, depois, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo C, queijo ‘mozzarella’, prato e minas frescal, além de doce de leite.

"A usina vai possibilitar agregar valor ao leite. Por meio da fábrica, o pequeno produtor vai aumentar a renda porque vai ganhar dinheiro também com os derivados do leite", disse o governador. Ainda durante a inauguração, ele anunciou a construção de outras sete unidades até 2014, distribuídas em várias regiões do estado – Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Uibaí, Riachão do Jacuípe, Luís Eduardo Magalhães, Santa Bárbara e Wanderlei. A Bahia tem o terceiro maior rebanho leiteiro do país e produz 1,2 bilhão de litros de leite anualmente.