Novo modelo de assistência técnica na Bahia vai remunerar por produtividade

Text Resize

-A +A

Compartilhar

12/05/2015
Secom Bahia
Area de Interesse 
Agronégocio

Novo modelo de assistência técnica na Bahia vai remunerar por produtividade

 

O governador Rui Costa afirmou que o novo modelo de assistência técnica, que vem sendo formatado pelo Estado, vai selecionar as instituições por meio de chamada pública. Segundo ele, os serviços serão remunerados de acordo com os resultados obtidos pelos agricultores que receberam a assistência.

A novidade foi antecipada em entrevista concedida, na manhã desta segunda-feira (11), durante a abertura do 16° Simpósio Nacional do Agronegócio Café, que continua até quarta (13), no Othon Palace Hotel, no bairro de Ondina, em Salvador. “Como eu rodei todo o estado, no primeiro semestre de 2014, constatei que era praticamente unânime a opinião sobre a assistência técnica em nosso estado. Era um modelo caro e que apresentava poucos resultados”, disse Rui. 

De acordo com o governador, “não vamos remunerar o currículo de quem presta assistência, mas o rendimento do agricultor. Se o agricultor avança na escada da assistência técnica, consegue a DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf], obtém financiamento e aumenta a produção. Quem fez essa assistência vai ganhar um pouco mais”. Segundo Rui, a finalidade da assistência técnica é garantir o aumento de renda do agricultor. “Com isso nós vamos melhorar a assistência técnica na Bahia”.