28ª edição da Fenagro começa neste sábado com atrações para a família

Text Resize

-A +A

Compartilhar

27/11/2015
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Institucional

28ª edição da Fenagro começa neste sábado com atrações para a família

 

Começa nesta sábado (28), a 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), que vai prosseguir até o dia 6 de dezembro, sempre das 8 às 22 horas, no Parque de Exposições de Salvador. A abertura oficial do evento será no domingo (29), às 15 horas, com a presença de autoridades e representantes de todos os segmentos da agropecuária baiana. Casa sustentável de Papai Noel e a chegada do bom velhinho a bordo de carro de boi serão atrações deste fim de semana, além de  parques, feira de pequenos animais, passeios de pôneis e festival gastronômico.

Maior evento agropecuário do Norte/Nordeste e uma das cinco maiores do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba).

O evento é promovido em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresentará as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), dentro da Fenagro. O evento tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil (BB) e Desenbahia. A expectativa é que o evento movimente R$ 100 milhões em negócios, atraindo público de mais de 100 mil pessoas.

“Um dos objetivos da Fenagro é aproximar a cidade do campo, e demonstrar a importância da agropecuária da Bahia no fomento da economia do País, além de colocar o produtor em contato direto com instituições e empresas vinculadas ao negócio rural. Enfim, é um espaço que fomenta cada vez mais a produção agropecuária na Bahia”, ressalta o superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria da Agricultura (SPA/Seagri), Guilherme Bonfim.

A feira agrega em sua programação atrações culturais, festival gastronômico, espaço kids, salão internacional, feira da agricultura familiar, painéis e debates sobre o uso racional dos recursos hídricos, feira de adoção de pequenos animais, torneio leiteiro, provas desportivas, curso de formação e capacitação, entre outras. O presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Almir Lins, espera um número maior de pessoas na feira este ano. “Vamos realizar uma grande exposição. Serão muitas atrações e novidades para atrair as famílias para a Fenagro. Acredito, inclusive, que nesta edição iremos bater o recorde de público”, disse.

Anuário do Cacau

O lançamento do Anuário Brasileiro do Cacau 2015, que será realizado na segunda-feira (30), também é uma das atrações da Fenagro, num momento oportuno e importante para o setor cacaueiro da Bahia, de recuperação e retomada da produção. A publicação aborda temas como a produção de cacau fino e chocolates brasileiros, o uso de novas tecnologias pelos produtores, a situação do mercado em âmbito nacional e internacional, além das principais tendências e perspectivas do setor cacaueiro.

Nesta edição, a Fenagro terá a “Escassez de Recursos Hídricos” como tema central e realizará as Exposições Nacionais de Caprinos da Raça Anglo-nubiana e Boer, além do Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa. Serão realizados 14 eventos para leiloar exemplares das espécies bovina, equina, caprinos e ovinos. A expectativa é que eles sejam responsáveis por cerca de 20% da movimentação financeira total esperada para a exposição. Os animais leiloados chamam a atenção pela qualidade genética diferenciada, chegando alguns a custar mais de R$ 1 milhão.

Cadeias produtivas

Com a proposta de aproximar a cidade do campo, a Fenagro apresenta, nesta edição, algumas das principais cadeias produtivas do segmento agropecuário da Bahia. O público poderá acompanhar a demonstração do processo de transformação das matérias-primas em produto final, e também adquirir artigos que estarão disponíveis para comercialização.

As cadeias produtivas que serão apresentadas nesta edição são a do algodão, borracha natural, cacau/chocolate, café, cana/etanol, carne, charuto, coco, sisal, dendê, flores, florestas, fruticultura, grãos guaraná, leite, pesca e aquicultura, uvas e vinhos. O ambiente dedicado às cadeias produtivas também contempla o stand institucional da Seagri, com o Gabinete Itinerante do secretário de Agricultura e participação de outras secretarias do Estado da Bahia, que vão interagir e apoiar esta ação por meio dos seus programas e ações institucionais.

120 anos de história

Especialmente nesta edição, ada Agricultura, representando toda a sua história e importância no desenvolvimento agropecuário do País e do mundo. A feira terá exposição fotográfica, com acervo de imagens das principais culturas da Bahia, as quais a secretaria vem estruturando e fomentando ao longo dos anos.

Mais de 20 mil estudantes de escolas particulares e públicas municipais e estaduais de Salvador terão a oportunidade de vivenciar a realidade do campo, durante a Fenagro 2015. Esses jovens terão contato com a vida rural de forma lúdica e socioeducativa, conhecendo a origem dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, e todo processo produtivo.

As crianças e adolescentes serão envolvidos em atividades que despertam a conscientização ambiental, valorizando a importância da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, com abordagem de assuntos como preservação dos recursos hídricos e minimização do uso dos agrotóxicos.

A equoterapia (terapia com cavalos), utilizada como método de reabilitação, e o conhecimento sobre as 19 cadeias produtivas principais da Bahia, também fazem parte das atividades que vão envolver os alunos, com orientação dos monitores durante a visitação.  Além disso, vão acontecer as apresentações culturais das escolas, a exemplo do Centro Educacional Soane, localizado em Vida Nova, Lauro de Freitas, no dia 3 de dezembro, ao som do rock dos anos 60.

Salão Internacional

Reunindo 8 consulados, o Salão internacional da Fenagro tem objetivo de promover negócios e estimular a cooperação entre empresários exportadores e importadores. Com o apoio do corpo consular baiano e do Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial da Bahia (Comex-ACB), esta atração da Fenagro também fortalece a divulgação da Bahia como destino turístico.

Festival Gastronômico

Com pratos preparados por alguns dos melhores chefs gourmets do Brasil, com insumos das cadeias produtivas do Estado, a Fenagro 2015 abriga o Festival Bahia Gourmet. O espaço gastronômico tem objetivo de promover os produtos regionais através da experiência gourmet e oportunizar o aperfeiçoamento de profissionais da área de gastronomia, aumentando a possibilidade de novos negócios.

Serão realizadas oficinas gastronômicas, com inscrições abertas ao público. Para participar das aulas show, é necessário efetuar inscrição uma hora antes de iniciar, no local. A abertura da cozinha show acontece no sábado (28), às 16:30h, com a chef Concetta  Marcelina, com o tema Gourmet especial sobre cafés, e a aula show do chef do restaurante Amado, Fabrício Lemos, que será realizada às 18:30h, utilizando o cordeiro na preparação do prato.

Feira da Agricultura Familiar

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) também é uma das atrações da Fenagro. Cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizado, doces e geléias, defumados, mel, chocolate, cachaça artesanal, mariscos, artesanato e moda são algumas iguarias e utensílios produzidos pela agricultura familiar baiana, que serão comercializados em 150 estandes de cooperativas e associações de produtores rurais da Bahia.

Servidores públicos estaduais com crachá, ou contracheque acompanhado por documento de identificação, e crianças até 12 anos não pagam entrada na Fenagro.

 

Fonte:
Ascom Seagri – 27 de novembro de 2015
Jornalista: Viviane Cruz DRT-BA 4735
71.3115.2794 / 3115.2737/2767