Fenagro divulga a Bahia para todo Brasil

Text Resize

-A +A

Compartilhar

30/11/2015
Secom Bahia
Area de Interesse 
Institucional

Fenagro divulga a Bahia para todo Brasil

 

Agricultores e pecuaristas de todo o Brasil têm a oportunidade de conhecer de perto a excelência dos produtos da agropecuária da Bahia. As tecnologias para agronegócios e os animais criados em território baiano ficarão expostos até o dia 6 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, durante a 28ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), aberta oficialmente na tarde deste domingo (29), com a presença do governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e das duas filhas. Da cerimônia também participaram secretários estaduais, entre outras autoridades.

Segundo o governador, o momento é de apresentar resultados do trabalho dos produtores baianos e do investimento público. "A Bahia mostra sua força e diversidade em biomas. Mostra uma imensa qualidade no que produz", afirmou, pouco antes de visitar a feira, considerada a maior do Norte/Nordeste. . 

Responsável por encerrar o calendário de feiras agropecuárias do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR). A feira também tem o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal, Bando do Brasil (BB) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).

Com o tema ‘Escassez de Recursos Hídricos’, a feira agropecuária deve atrair um grande volume de negócios. A expectativa é que, este ano, a movimentação financeira chegue em R$ 100 milhões. Da programação da Fenagro constam a exposição de cerca de seis mil animais, ciclos de palestras com participação de entidades do setor agropecuário, festival gastronômico com pratos preparados por alguns dos melhores chefs gourmets do Brasil, espaço cultural, com shows musicais, cursos de formação e capacitação, feira de adoção de pequenos animais, além de uma vasta programação infantil. 

Nesta edição, também serão realizadas as exposições nacionais de Caprinos da Raça Anglo-Nubiana e Boer e ainda o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada da Raça Pampa. A Appaloosa será a raça homenageada no evento. Além disso, estão programados 16 leilões e ações para marcar os 120 anos da Secretaria da Agricultura (Seagri). Neste domingo, o governador também deu início às visitações ao estande de exposição fotográfica, com acervo de imagens históricas do setor agropecuário baiano. 

A Seagri realiza outras ações, como a apresentação de algumas das principais cadeias produtivas do segmento agropecuário da Bahia. O público poderá acompanhar a demonstração do processo de transformação das matérias-primas em produto final e também adquirir artigos disponíveis para comercialização. Outra novidade será o Prato Fenagro, que consiste na oferta de refeições com carne do sol do interior da Bahia, acompanhadas de quatro complementos, em todos os restaurantes da feira. O prato, no valor de R$ 69,90, é recomendado para quatro pessoas. 

Agricultura familiar 

Na Fenagro, os pequenos agricultores também estão representados na VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), promovida, paralelamente, pela SDR. O espaço agrega 150 estandes de cooperativas e associações, praça de alimentação, espaço para produtos orgânicos e culturais, tudo dividido por territórios de identidade do estado, onde serão apresentados produtos da economia local, culinária e belezas naturais. 

O objetivo é promover, divulgar e comercializar produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, além de realizar capacitação dos expositores e agricultores familiares. Entre os produtos em destaque, estão a cerveja de umbu, a linguiça de tilápia, licuri caramelizados, mel e artesanatos. 

“Eu gostei de tudo, mas aproveitei a qualidade e preço acessível dos artesanatos e comprei um sapatinho e uma calcinha para minha afilhada, que ainda tem meses. Muito lindinho. Ainda vou voltar, nos outros dias de feira, para procurar com mais calma algo para mim. Eu sempre compro muito em eventos como este”, disse a estudante Laira São Paulo, 18 anos. 

Casa do Papai Noel

Outra novidade da Fenagro é a Casa do Papai Noel, construída com foco na sustentabilidade. O espaço foi montado com o uso de eucalipto tratado e garrafas, além de telhas ecológicas, utilizando energia solar durante todo o evento. O sustentável está presente também árvore feita de plástico de garrafa pet e simbolizada na roupa do ‘bom velhinho’, que é verde e branca. 

Adultos e crianças marcaram presença no local. A garota Alana Gabriele, 10, foi uma das mais animadas. Ela tirou foto com o Papai Noel e não queria deixar aquele mundo da fantasia. “Eu adoro o Natal, principalmente por causa do Papai Noel. Estou achando tudo lindo”. 

Voluntárias Sociais

A ação social também marca presença na Fenagro. Promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a campanha ‘Seja o Papai Noel de uma Criança’ tem recolhido doações de brinquedos no Parque de Exposições de Salvador para presentear crianças carentes no Natal. O recolhimento de doações também acontece nos principais shoppings da capital – no horário de funcionamento dos centros comerciais - e em secretarias e órgãos do Estado. 

A campanha tem pontos de arrecadação de brinquedos nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que funcionam nos shoppings Barra, Bela Vista e Paralela, e nos SACs do Comércio e da Liberdade. No Shopping Bahia e no Salvador Shopping, os pontos de coleta, que não fazem parte da Rede SAC, ficam no piso L2 e no Térreo, respectivamente. O Shopping Barra também está arrecadando brinquedos e alimentos que serão doados, por meio da campanha, para duas creches parceiras das Voluntárias Sociais.

Os locais de arrecadação de doações no Estado estão instalados nas secretarias de Desenvolvimento Rural (SDE), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult), da Fazenda (Sefaz-BA), da Saúde (Sesab), da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), na Casa Civil do Estado, no Detran-BA, na Superintendência dos Desportos (Sudesb) e na sede das VSBA, no Palacete das Artes, no Campo Grande.

Além disso, o estande das VSBA na Fenagro também tem sido ponto de venda de ingressos para o show beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira, que terá como atrações a cantora Ivete Sangalo e a Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) e vai acontecer no dia 18 de dezembro, na Arena Fonte Nova. 

Repórter: Leonardo Martins