Inaugurada exposição fotográfica 120 anos da Seagri durante a Fenagro

Text Resize

-A +A

Compartilhar

01/12/2015
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Institucional

Inaugurada exposição fotográfica 120 anos da Seagri durante a Fenagro
 

Foto: Heckel Junior

O governador da Bahia, Rui Costa, e o secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, inauguraram, na noite deste domingo (29), na 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), a exposição fotográfica que marca os 120 anos da Seagri e revela a riqueza da agropecuária baiana. As imagens retratam as cadeias produtivas potenciais na Bahia, a exemplo da ovinocaprinocultura, bovinocultura, cacau/chocolate, fruticultura e pesca, demonstrando um pouco do que tem sido feito para transformar a agropecuária baiana numa das mais fortes do País.  A Fenagro teve início no último sábado (28), e segue até domingo (6), no Parque de Exposições de Salvador.
 
Ao longo de sua estruturação desde 1895, a Seagri vem cumprindo a finalidade de formular e executar políticas públicas de desenvolvimento da agropecuária. A secretaria atua para fortalecer e expandir o segmento, com ações capazes de fixar o homem no campo com condições dignas, dinamizar e impulsionar a economia do Estado, gerando emprego e renda. Atualmente o setor representa 24% no Produto Interno bruto (PIB) baiano, gera aproximadamente 30% dos empregos e 42% das exportações do Estado.
 
Por meio da Lei n°115, de 16 de agosto de 1895, nasce a Secretaria da Agricultura, Viação, Indústria e Obras Públicas. Durante o governo de Joaquim Manuel Rodrigues Lima (1892-1896), assume Arlindo Fragoso (1895-1896). Desde então, 34 secretários estiveram no comando da secretaria que hoje recebe a nomenclatura de Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e mais recentemente, passou a ser chefiada pelo então secretário, Vitor Bonfim.
 
Fenagro

Uma das cinco maiores feiras do País, a Fenagro é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba). O evento é promovido em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), que apresenta as novidades de 19 cadeias produtivas, além dos serviços do Centro Tecnológico da Agropecuária, e através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que organiza, dentro da Fenagro, a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes). A Fenagro tem ainda o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia. A expectativa é atrair mais de 100 mil visitantes e gerar negócios da ordem de R$ 100 milhões.
 
O Salão Internacional, que já teve desde sábado as representações da Espanha e do Uruguai, recebe nesta terça-feira (1) o consulado da Alemanha, representado pela consulesa Petra Shaeber. O espaço é dedicado a nove consulados existentes na Bahia, com o objetivo de promover negócios e estimular a cooperação entre empresários exportadores e importadores, Os países apresentam características nacionais como cultura, gastronomia, economia e enologia.
 
No Espaço Bahia Gourmet, que promove os insumos das cadeias produtivas do Estado, utilizados na preparação de pratos da alta gastronomia por chefs dos melhores restaurantes de Salvador, as aulas show desta terça-feira (1) será ministrada por Junior França, com tema Sabores de Itacaré, às 16h, e Lisiane Arouca, que elabora o Naked Cake de Licuri, a partir das 18h.
       

                                                                                                                       
Fonte:
Ascom Seagri 
Viviane Cruz – DRT-BA 4735
Tel.:(71)3115-2794/2737/2767/8718-2872