Pescadores recebem capacitação em assistência técnica e cidadania

Text Resize

-A +A

Compartilhar

09/06/2016
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Desenvolvimento Agrícola

Pescadores recebem capacitação em assistência técnica e cidadania

 

Começou nesta terça-feira (7), no Centro Vocacional Tecnológico e Territorial do Pescado (CVTT), em Santo Amaro da Purificação, o 11º módulo da “Escola das Águas”, projeto que visa capacitar 30 pescadores para desenvolver assistência técnica básica e promover o desenvolvimento da cidadania dos participantes. O curso também busca empoderá-los por meio de trocas de conhecimentos sobre reforma agrária, legislação trabalhista e previdenciária, plano Safra, produções artísticas e papel da mulher na sociedade, dentre outros temas.  
 
A capacitação está sendo realizada pelo Movimento dos Pescadores da Bahia em parceria com a Bahia Pesca (vinculada à Secretaria da Agricultura), Conselho Pastoral dos Pescadores, Associação de Advogados e Trabalhadores Rurais, e professores voluntários da Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Esta etapa tem carga horária de 100 horas e terminará no dia 17 de junho.
 
“A Escola das Águas visa elevar a escolaridade dos profissionais da pesca e viabilizar o acesso destas pessoas às universidades, via Enem, além de conscientizar mulheres e jovens sobre seus papéis fundamentais e produtivos na sociedade”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A Bahia Pesca dará aos estudantes material didático, transporte e alimentação.
 
Histórico
 
A Escola das Águas é uma inciativa do Movimento dos Pescadores da Bahia que, desde o seu início, em 2013, conta com o apoio da Bahia Pesca, por meio da doação de materiais didáticos e logística.
Nos dez módulos anteriores os pescadores foram capacitados em temas como confecção dos instrumentos de pesca, segurança do trabalho, biologia e meio ambiente, produção pesqueira, gestão associativa, reflexões sobre questões raciais, ortografia e gramática. O curso terá, no total, 17 módulos, com 100 horas de aula cada um. “Os próximos temas a serem trabalhados envolverão qualificação profissional, nivelamento educacional, aulas preparatórias ao Enem, conceitos de direito previdenciário, pesca artesanal e oficinas de saúde, dentre outros”, afirma o gestor da empresa.
 
 
Ascom - Bahia Pesca 
Secretaria da Agricultura,Pecuária, Irrigação,Pesca e Aquicultura (Seagri)
Fones: (71) 3115-2794 / 2767 / 2737
Site: www.seagri.ba.gov.br
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0