Festival Internacional do Chocolate fortalece turismo em Ilhéus

Text Resize

-A +A

Compartilhar

22/07/2016
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Agronégocio

Festival Internacional do Chocolate fortalece turismo em Ilhéus

Mais de 50 expositores reúnem 30 marcas de chocolates Premium do Sul da Bahia, na 8ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, aberta na noite de quinta-feira (21), no município de em Ilhéus, com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Turismo (Setur), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seagri). Importante atrativo do calendário turístico da cidade, o evento atrai milhares de visitantes, autoridades e empresários dispostos a investir no setor.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, o evento é excelente oportunidade de negócios e valorização da gastronomia. "Mas existe a perspectiva de torná-lo ainda maior. É possível roteirizar o ciclo produtivo das fazendas de cacau às fábricas de chocolate, consolidando um novo produto turístico, associado à relevância cultural da região, cenário das obras de Jorge Amado".

Na ocasião, o secretário da Agricultura Vitor Bonfim, destacou que o festival posiciona e reafirma a região como produtora de cacau de alta qualidade e estimula a produção de chocolate com padrão internacional. “A Bahia é o maior produtor nacional de cacau, responsável por 60% desta produção, e com grande potencial para exportação. O Estado vive momento de retomada da produção, e investe cada vez mais em qualidade das amêndoas, matéria-prima que tem atraído chocolateiros da Europa”.

Até o próximo dia 24, a programação do festival, gratuita, prossegue com Oficinas Tecnológicas sobre produção de chocolate. As atividades são destinadas à capacitação de representantes de associações, cooperativas, estudantes, produtores e profissionais da área.

Um dos grandes atrativos desta oitava edição do evento é o curso intensivo de avaliação de cacau e chocolate fino, ministrado pela antropóloga norte-americana doutora Carla Martin, professora da Universidade de Harvard, e pelo chocolatier Colin Gasko. O festival é uma realização da Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Prefeitura de Ilhéus e MVU Promoções e Eventos.Mais informações estão disponíveis no site do evento.

 

1465931084679_assinatura-assessoria

 

 

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0