SEAGRI integra grupo de trabalho da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia

Text Resize

-A +A

Compartilhar

30/08/2016
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Institucional

SEAGRI integra grupo de trabalho da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia
 

O secretário da agricultura Vitor Bonfim participou hoje (30), com o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, e membros do Grupo Gestor Interinstitucional, da assinatura, pelas instituições parceiras, dos Protocolos de Intenção da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia (AG-TER). A agenda visa integrar esforços por meio de uma articulação entre os setores públicos, universidades federal e estadual, agentes fomentadores de créditos e sociedade civil, para a implantação de empreendimentos produtivos e de fomento à cultura empreendedora, a fim de impulsionar a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população baiana.

 “O projeto é de fundamental importância e mostra quanto o Governo do Estado tem ações voltadas para o interior da Bahia, buscando fomentar e desenvolver sobretudo a economia das regiões mais pobres, onde há um nível menor de arrecadação de ICMS. Com a formação da agenda não tenho dúvidas de que vamos mudar a realidade econômica das regiões mais pobres do Estado, com a realização de obras de infraestrutura, a exemplo da ponte Salvador-Itaparica, que vai interligar Salvador a regiões como o Sul e extremo Sul, diminuindo distancias, movimentando a economia e trazendo impacto significativo no desenvolvimento da Bahia”, afirmou o secretário da agricultura, Vitor Bonfim.

A AG-TER é uma estratégia do Governo do Estado, coordenada pela SEPLAN e, de acordo com o secretário do planejamento, João Leal, “o objetivo desse projeto é levarmos o desenvolvimento econômico para todas as regiões da Bahia e os nossos grandes parceiros serão os municípios. Queremos chegar, por exemplo, em municípios como Santa Cruz e Ilhéus, num mercadinho pequeno e estimular o crescimento, ajudar transforma-lo numa padaria ou ver como ele pode crescer. Aí cabe o Sebrae e as universidades fazerem o projeto, para, a partir daí, buscar recursos com os agentes financeiros. Queremos criar uma cultura de empreendedorismo na Bahia”, ressaltou o secretário João Leão.

Após a assinatura dos protocolos de intenção, o secretário João Leão, apresentou o Grupo de Trabalho – GT da AG-TER formado por representantes das Seplan, das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Desenvolvimento Rural (SDR), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca E aquicultura (SEAGRI), das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Cultura (SECULT). Também fazem parte do Grupo de Trabalho membros das superintendências de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e de Desenvolvimento Industrial e Comércio (SUDIC).

 

Ascom - Seagri
(71) 3115.2794 / 2737 / 2767

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0