Pescadores de Cachoeira recebem curso de habilitação naval

Text Resize

-A +A

Compartilhar

07/11/2016
Imprensa Seagri
Area de Interesse 
Desenvolvimento Agrícola

Pescadores de Cachoeira recebem curso de habilitação naval

 

Os pescadores da vila de São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira (a 120 km de Salvador), aprenderão a navegar com mais segurança no rio Paraguaçu, que banha a localidade. Eles participarão do “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, em parceria com o Estaleiro Indústria Naval, realiza entre os dias 8 e 18 de novembro na Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Cachoeira (ADEC). Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas.

A capacitação, com carga horária de 80h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático e a alimentação, sem custos.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.

“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

"O nosso papel também é capacitar quem vive da pesca e aqüicultura, garantindo a qualificação da mão de obra, o acesso a novas técnicas e tecnologias, além de contribuir, para o aumento da renda e promoção de melhorias na qualidade de vida dos pescadores.”, declarou o secretário da Agricultura, Vítor Bonfim.

 

Fonte:

ASCOM BAHIA PESCA

Jornalista responsável: Jan Penalva (DRT/BA 3672)

Tel: (71) 3116-7154 / 9-9160-9687

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0