BAHIA SOMA FORÇAS PARA INCREMENTAR O NEGÓCIO DO CACAU

Text Resize

-A +A

Compartilhar

13/06/2018
Ascom Seagri
Area de Interesse 
Agronégocio

Com efetiva participação da Bahia, estão em pleno desenvolvimento as ações do Comitê Nacional da Iniciativa CocoaAction Brasil, que tem foco na cadeia produtiva do cacau. O comitê fez sua mais recente reunião no último dia 6 de junho (2018), em Brasília, para onde foram representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI). O encontro teve como objetivo debater e validar as estratégias que irão nortear as atividades do programa em todo o país.

 

Com efetiva participação da Bahia, estão em pleno desenvolvimento as ações do Comitê Nacional da Iniciativa CocoaAction Brasil, que tem foco na cadeia produtiva do cacau. O comitê fez sua mais recente reunião no último dia 6 de junho (2018), em Brasília (foto), para onde foram representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI). O encontro teve como objetivo debater e validar as estratégias que irão nortear as atividades do programa em todo o país.

O comitê é formado pelas secretarias de agricultura dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Também formam o grupo a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), a Associação Brasileira de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAP), além da Câmara Setorial do Cacau (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério do Meio Ambiente).

A secretária Andrea Mendonça (SEAGRI) foi representada na reunião por sua coordenadora de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica, Graciele Castro. A secretária fez questão de enviar mensagem de apoio ao trabalho colaborativo desenvolvido pelo Comitê.

“A SEAGRI dá total apoio ao Comitê Nacional da Iniciativa CocoaAction Brasil para que as ações sejam maximizadas e promovam o desenvolvimento da produção agrícola, vitalizando a economia cacaueira. Essa parceria é mais uma notícia positiva para a Bahia, que teve seu registro de identificação geográfica aprovado recentemente. Projetos como o do Comitê CocoaAction, somados a novos investimentos que percebemos na agropecuária e na piscicultura, mostram que o Governo do Estado vem se empenhando para que a economia da Bahia seja cada vez mais forte e produtiva", ressaltou Andrea Mendonça.

COCOACTION - A Iniciativa CocoaAction, da Fundação Mundial do Cacau (WCF), já está em execução na África (Gana e Costa do Marfim) e terá no Brasil a duração de cinco anos. Tem foco no incremento da produção do cacau e, para isso, busca catalisar ações público-privadas que acelerem a sustentabilidade do negócio e o seu fortalecimento. Com visão ampla, a iniciativa desenvolve projetos que atingem desde os grandes produtores de cacau até os que trabalham em pequenas propriedades.

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0