FENAGRO TRAZ A FORÇA DO CAMPO PARA SALVADOR.

Text Resize

-A +A

Compartilhar

07/11/2018
Ascom Seagri
Area de Interesse 
Desenvolvimento Agrícola

Uma das mais tradicionais e importantes feiras agropecuárias do país, a Fenagro – Feira Internacional de Agropecuária - chega à sua 31ª edição apresentando programação especial no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Avenida Paralela), de 24 de novembro a 02 de dezembro. Organizada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a feira é diversificada para melhor atender e representar o campo, sua economia e sua cultura, também oferecendo aos adultos e às crianças que moram na cidade uma imersão na vida do interior. A feira, aliás, já é um programa do gosto do baiano, tendo contabilizado, ano passado, a visitação de cerca de 100 mil pessoas. Para 2018, o evento passou por um planejamento especial já que também marca os 40 anos de atividades do Parque de Exposições de Salvador, importante espaço para diversos segmentos do estado, em especial o agronegócio. A expectativa é que o evento movimente mais de R$100 milhões em negócios. Durante a semana da festa do campo em Salvador os portões do Parque ficam abertos das 8h30 às 22h, com ingresso a preço único de R$ 10,00. No primeiro dia de programação, sábado, 24, o ingresso será trocado por um quilo de alimento não perecível. *

A Fenagro em especial viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais até leilões de animais com alto padrão genético. Bovinos, equinos, caprinos e ovinos de raças variadas e cartéis seletos são expostos e colocados à venda, propiciando contato entre criadores de diversas partes do estado e também do país. No tangente a máquinas, vários equipamentos e implementos têm espaço de exposição junto a balcões de orientação aos produtores e empresários do campo, fornecendo informações de financiamentos diversos. São estandes de secretarias do governo do Estado, instituições ligadas ao segmento e agentes financeiros, com suas ações e projetos de fomento ao agronegócio, oferecendo oportunidades de novos investimentos.

“O potencial do agronegócio é enorme na Bahia. A Seagri vem em um esforço de organização, apoio e incremento das diversas cadeias produtivas do setor. A Fenagro, além de espaço de negócios e parcerias, é também um grande painel de nossa produção e nosso cenário agrícola. E tem o lado do lazer com gosto e clima de interior, que é um aspecto que queremos valorizar este ano, pois essa feira sempre foi considerada um ótimo programa de diversão familiar e vamos incentivar essa vertente, pois a Bahia da cidade precisa conhecer a beleza, a força e a pujança da Bahia do campo”, comenta Andrea Mendonça, Secretária da Seagri.

Para o lazer, as opções são variadas. Um parque de diversão irá funcionar dentro da Fenagro e está sendo montada uma estrutura que conta com praça de alimentação, banheiros e equipamentos de segurança. Passeio de pônei, exposições e torneios de animais, apresentações de fanfarras e da cavalaria da Polícia Montada são outras atrações disponíveis.

A tudo isso são somadas importantes palestras, mesas redondas e debates sobre o potencial e a efetiva diversidade da produção agrícola e pecuária na Bahia e no Brasil. É que faz parte da programação da Fenagro a Semana da Inovação, Desempenho e Empreendedorismo no Agro, que é um ciclo de palestras composto por três diferentes eventos, com identidades próprias e público de todas as áreas do segmento agropecuário: o Ciclo de Debates Embrapa de Pecuária, o Simpósio Elas no Agro e o Circuito Baiano de Qualidade da Carne.

Na segunda-feira, dia 26, por exemplo, o tema apresentado em palestra será "Moscas-das-Frutas de Importância Econômica e Quarentenária: Situação Atual na Bahia e no Brasil”. Um dia depois, na terça, uma das atrações será a mesa redonda sobre “Cultivo de Plantas Comestíveis não Convencionais”. Já na quinta-feira, destaque para duas palestras do período da tarde: “Seminário Segurança Rural” e “Incentivos Fiscais no Agronegócio”. No dia 30, sexta-feira, a Bahia vai conhecer e discutir o seu momento no tangente à safra de grãos na palestra ”Décimo Segundo Levantamento de Safra de Grãos 2017/2018”. A Semana da Inovação, Desempenho e Empreendedorismo no Agro é uma iniciativa da Central de Associações de Criadores da Bahia que vem sendo desenvolvida em parceria com o Governo da Bahia através da Seagri. Também são parceiros na Semana da Inovação a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – Faeb, o Senar Bahia, o Sebrae, a Embrapa, a Associação Baiana dos Criadores de Nelore – ABCN, a Akhadu Tecnologia Rural, dentre outras entidades

 

* Crianças até 10 anos de idade e idosos a partir de 60 anos de idade não pagam.

Fonte: Ascom Seagri

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0