Secretário fala da importância do produtor rural na abertura da Bahia Farm Show

Text Resize

-A +A

Compartilhar

28/05/2019
Ascom - Seagri
Area de Interesse 
Agronégocio

Na abertura da Bahia Farm Show - 15a Feira de tecnologia agrícola e negócios agropecuários - nesta terça-feira (28) pela manhã, o secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, falou sobre a importância do produtor rural para a economia do estado e do país. 
Ele falou da alegria em visitar a região Oeste do estado e ver a pujança da agricultura da região. “Eu me orgulho muito em fazer parte desse governo, o que mais investe no Brasil, que mantém as contas em dia e me orgulho em estar secretário da Agricultura do estado da Bahia. Me orgulho também em ser técnico, em ser agrônomo, em ser acadêmico, com doutorado, e me orgulho ainda mais em fazer parte de vocês, como produtor rural - uma classe que leva o Brasil nas costas, que leva o estado nas costas. Nós somos de suma importância pra economia nacional e estadual. Tenho orgulho de fazer parte desta equipe que trabalha, que gera riquezas pra Bahia “, disse Costa. 
Diversos representantes do Governo da Bahia estiveram presentes na abertura da maior feira agrícola do estado, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado. 
Além do secretário da Seagri,
estavam presentes o vice-governador João Leão e os
secretários das pastas de Meio Ambiente, Irrigação e Desenvolvimento Econômico; a diretoria da secretaria que cuida das políticas do agronegócio e da agropecuária no estado, além de governadores do estados da região agrícola fronteiriça conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), deputados, senadores e demais autoridades de governo. 
Costa. 
No stand da Seagri, que tem 577 m2, 
os agricultores e produtores rurais podrão tirar dúvidas e solicitar serviços da secretaria em relação às atividades de fiscalização, assistência técnica, defesa agropecuária e pesquisa, e receber orientações para questões que possam ser atendidas “in loco” ou encaminhadas posteriormente.
Os secretários de agricultura e desenvolvimento econômico dos municípios da região também poderão encaminhar suas demandas à secretaria. 
Lá também será possível serem realizadas reuniões de trabalho entre as instituições públicas e privadas que representam o setor produtivo, dando suporte aos participantes com a infraestrutura física dentro do evento, criando um ambiente propício para a realização de negócios e fomento à economia da região. 
Os problemas dos pequenos, médios e grandes produtores do agronegócio, investidores, e dos empresários das cadeias produtivas e de indústrias de equipamentos agrícolas envolvidas também serão ouvidos e recebidos pela Seagri, que fará a devida articulação institucional e governamental para encaminhamento de soluções.  
É na região Oeste da Bahia que se produzem os maiores números da produção de grãos do país, superando a marca de oito milhões de toneladas na última safra 2018/2019. 
São mais de 50 espécies vegetais produzidas na região, sendo as principais delas o trigo, sorgo, soja, algodão, milho, feijão, arroz, laranja, melancia, limão, mamão, café arábica e hortaliças.
Na pecuária, são mais de 1,6 milhões de animais, com tecnologia intensiva para a bovinocultura leiteira, inclusive com sistema de criação a pasto com irrigação, liderando a agropecuária nordestina. Para promover maior competitividade ao agronegócio do estado, a Seagri
A 15ª Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios acontece às margens da BR 242/BA 020, km 535, no Complexo Bahia Farm Show, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, e funcionará de 9h às 19h, com leilões de animais, demonstrações em campo de máquinas e equipamentos agrícolas, além de palestras, seminários, fóruns e visitas técnicas a experiências bem-sucedidas na região.

Ascom Seagri

Exibir no Canal do Agroinvestidor? 
0