Seagri compartilha conhecimento para fortalecer o agronegócio

Text Resize

-A +A

Compartilhar

03/06/2019

Como trazer maior lucratividade ao negócio de toda a cadeia produtiva do leite através de uma visão empresarial na gestão das fazendas. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, no Simpósio Articulação e Ação Interterritorial, organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid), dentro da programação da Bahia Farm Show.

Com sua experiência como pecuarista e sua formação em agronomia, zootecnia, produção de ruminantes e eficiência na alimentação do rebanho com produtividade, o secretário pôde compartilhar conhecimentos com empresários, mais de 30 prefeitos e secretários municipais de agricultura e desenvolvimento econômico da região, além dos produtores rurais da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

Realizada na última semana, em Luís Eduardo Magalhães, esta e outras palestras contaram também com a presença de outros secretários estaduais (Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura Hídrica e Saneamento; Desenvolvimento Rural) do vice-governador, João Leão; e do Banco do Nordeste, no stand da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

O objetivo da série de palestras foi o fortalecimento das cadeias produtivas viáveis, o fomento de culturas agrícolas e atividades pecuárias potenciais do Oeste baiano, voltado para os municípios que fazem parte dos territórios da Bacia do Rio Grande, do Rio Corrente e do Velho Chico.

Pesquisa e Inovação

Outra atividade que fez parte da programação da feira agrícola foi o Workshop “Ideia & Agro - Porteira aberta à inovação”, promovido pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente (Codeter), que aconteceu no stand da Fundação Bahia. Em parceria com universidades públicas e privadas, o objetivo das oficinas foi divulgar e promover projetos de pesquisas, inovação e tecnologia agrícola para universitários dos territórios Bacia do Rio Grande, do Rio Corrente e do Velho Chico.

O secretário da Seagri, Lucas Costa, palestrou sobre a importância da pesquisa e da tecnologia para o desenvolvimento rural e produtivo, com ênfase na assistência técnica e extensão rural. A difusão de novas tecnologias permite aumentar a eficiência do produtor rural. Para isso, a parceria com as universidades e com a Fundação Bahia é fundamental.

Para o secretário, que além de pecuarista é especialista em inovações tecnológicas, o conhecimento produzido através da pesquisa nas universidades pode alavancar ainda mais a produção agrícola e agropecuária do estado. O governo da Bahia, através da Seagri, irá contribuir para a organização, estruturação, orientação, viabilização e fortalecimento dos médios e grandes produtores, além de fomentar as culturas agrícolas e atividades pecuárias em potencial da região.

 

Ascom Seagri

Letícia Belém

Fotos: Carla Maiana/Seagri