Canavieiras recebe comitiva da Seagri para avaliação técnica nas fazendas de cultivo de camarão

23/07/2019

Como são cultivados os camarões marinhos no litoral da Bahia? Quais as técnicas de manejo utilizadas nos viveiros de criação de camarão? Quais são as tecnologias utilizadas? Como o Governo do Estado pode contribuir para o aumento da produção e produtividade da carcinicultura, de forma sustentável e eficiente? Foi pensando nisso que uma comitiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri) esteve nesta terça-feira, 23, em Canavieiras, no sul do Estado, um dos principais municípios produtores de camarões marinhos da Bahia.

O secretário Lucas Costa se reuniu com o prefeito, Dr. Almeida, e sua equipe da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca do município, além de carcinicultores (criadores de camarão) e o presidente da Associação dos Criadores de Camarão da Bahia, Wanderlei Pinheiro. Ele estava acompanhado do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Adriano Bouzas, do diretor Eduardo Rômulo, e do presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Marcelo Oliveira.

Eles discutiram os motivos que fizeram a atividade ter diminuído nos últimos anos. O objetivo da Seagri é possibilitar o aumento e a melhoria da produção da carcinicultura na Bahia de forma sustentável, eficiente e rentável para os produtores. Ao longo do dia, eles conheceram três viveiros de produção (fazendas de criação de camarão) de Canavieiras: Puximar, Bahia Sul e Marway.

A comitiva da Seagri avaliou tecnicamente os tipos de manejos, a eficiência e a eficácia da atividade e as tecnologias empregadas nos empreendimentos que produzem camarão com os diferentes tipos de sistemas de produção. O secretário ficou encantado com a tecnificação do cultivo do camarão do mar nas fazendas visitadas e principalmente com o uso da tecnologia mais avançada do país na produção de camarão em uma delas.

Ao final, foram apresentadas as ações da Seagri para apoiar a aquicultura e a carcinicultura aos produtores de camarão e de pescado, à prefeitura e aos representantes da associação. A secretaria irá apoiar os produtores a superar os entraves da atividade, com orientação, assistência e articulação com os demais órgãos do Governo do Estado para alcançar a meta de que a Bahia volte a ser um dos maiores produtores de camarão do país.

A Seagri está indo a campo para ouvir os representantes dos setores de todas as cadeias produtivas agrícolas, aquícolas e agropecuárias do Estado, reativar o funcionamento das Câmaras Setoriais e definir as políticas públicas para apoiar, estimular, melhorar, fomentar e fortalecer todos os setores do agronegócio baiano.

Ascom Seagri

Letícia Belém