Brasil: exportação de soja em junho é 49% maior do que mesmo período do ano passado

Text Resize

-A +A

Compartilhar

23/06/2020

Fechados os números das três primeiras semanas do mês de junho, os dados da exportação brasileira de soja são muito animadores. Segundo a consultoria Agrifatto, foram embarcadas 669 mil toneladas por dia, o que aponta para um aumento de 49% na comparação ao mesmo período do ano passado. O boletim da consultoria aponta para uma previsão de que, somente no mês de junho, algo em torno de 13 milhões de toneladas da oleaginosa sejam embarcadas para o exterior.

Maior produtora de soja do Norte-Nordeste, a Bahia contribui em muito com esses números. A recente colheita no Oeste do estado foi comemorada, alcançado o segundo melhor resultado histórico dessa cultura na região, atrás apenas da safra 2017/18. Em 2020, foram colhidas no Oeste 6.026.400 toneladas de soja, o que corresponde a um aumento de 194.400 toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A produtividade da soja do Oeste baiano também constribuiu para a boa safra, chegando a 62 sacas/ha, o que representa aumento de 3,33% sobre estimativa realizada em março, que apontava para 60 sacas/ha.

Foto: Aiba/Divulgação