Agronegócio responde por quase a metade das exportações da Bahia no primeiro semestre de 2020

Text Resize

-A +A

Compartilhar

20/07/2020

O agronegócio foi responsável por 47,7% do total de exportações da Bahia no primeiro semestre de 2020. Com relação ao mesmo período de 2019, a participação do agronegócio nas exportações cresceu exatamente 3 pontos percentuais. Só no mês de junho, então em plena pandemia, o agronegócio baiano foi responsável por 59,1% de todas as exportações baianas, apresentando um aumento considerável em si considerando junho de 2019, quando o agronegócio foi responsável por 44,8% das exportações.  Os dados são do Ministério da Agricultura (MAPA) em colaboração com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) e Departamento de Navegação Aérea Civil, Capacitação e Pesquisa (DNAC).

Outra pesquisa, essa do Ministério da Agricultura em conjunto com a Agrostat, mostra que no primeiro semestre 49% das exportações baianas foram para a China e 21% para o bloco da União Europeia. No período, a soja correspondeu a 35,77% dos valores exportados, seguida pelos produtos florestais com 33,03% e fibras e produtos têxteis com 13,78%.

Os dados só confirmam o bom momento do agronegócio na Bahia. No início do mês de julho, números do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo IBGE, mostraram que a safra 2019/2020 tem tudo para registrar recorde na colheita de grãos, com a melhor safra dos últimos 48 anos.

“Tudo isso é fruto de um trabalho incansável de nossos produtores e do planejamento e acompanhamento da SEAGRI, que atua nas diversas cadeias produtivas, minimizando impactos da pandemia e buscando rápidas soluções para entraves pontuais que se apresentam nesse cenário de enfrentamento à Covid-19. E a participação do agronegócio no PIB e nas exportações, na Bahia, historicamente, costuma ser maior na segunda metade do ano. Então, os números do agronegócio baiano tendem a ser ainda melhores no segundo semestre ”, comenta o secretário Lucas Costa.   

 

Foto/Divulgação