Bahia assume a presidência do Grupo Matopiba

Text Resize

-A +A

Compartilhar

21/07/2020

Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Lucas Costa assumiu hoje a presidência do Grupo Matopiba, que é formado pelos secretários estaduais de agricultura dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ele substitui César Halum, que até o mês passado foi secretário da Agricultura de Tocantins e foi nomeado secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. A presidência do Grupo Matopiba é escolhida através de um revezamento entre os secretários da Agricultura de cada estado e é exercida pelo período de um ano.

O Matopiba recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados, sendo que 33% da área está no Maranhão; 38% no Tocantins; 11% no Piauí; e 18% na Bahia. Atualmente, o Matopiba reúne 337 municípios em uma área total de 73.173.485 ha, sendo considerada a maior fronteira agrícola do Brasil na atualidade.

“A ideia do Matopiba é de que os secretários procurem soluções em comum para toda a área, potencializando sua vocação agrícola. É uma região já reconhecida no mundo como de enorme potencial agrícola e a união estratégica dessas secretarias estaduais já está impactando positivamente no fortalecimento de todo o território”, comenta Lucas Costa já anunciando que para breve serão apresentados os resultados de projetos que vêm sendo desenvolvidos em conjunto, como organização dos períodos de vazio sanitário entre os estados, criação de uma política de cooperação no tangente ao recolhimento e análise de macrodados, georreferenciamento, análise de áreas plantadas, de colheitas etc.

 

Ilustração/Divulgação