Produtor do Oeste pode optar por iniciar plantio de soja em 1º de outubro, uma semana antes do que em anos anteriores

Text Resize

-A +A

Compartilhar

23/07/2020

A janela de plantio da soja na região Oeste da Bahia foi antecipada em uma semana e este ano começa dia 1º de outubro. O prazo limite para a semeadura não sofreu alteração e permanece em 31 de dezembro. A medida, prevista na portaria 41 da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE), no último dia 6 de julho, atendendo ao pleito do Comitê Estadual do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática no Estado da Bahia, que tem como participante a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

O plantio antecipado vale mediante autorização do órgão competente, e de forma monitorada. Quem optar pela antecipação precisa assinar um termo de compromisso e responsabilidade no qual assume a obrigação de atender exigências legais regulamentadas pelo decreto 11.414, de 27 de janeiro de 2009, que se refere ao plantio da soja em todo o estado da Bahia.

É importante destacar que a medida que permite a antecipação do plantio não altera o calendário do vazio sanitário, que teve início em 1º de julho e vai até 7 de outubro, período em que o agricultor precisa manter o terreno livre de plantas vivas, o que evita a disseminação de pragas.

 

Foto: Div./AIBA