CETAB é destaque em pesquisas e serviços de laboratório para a agropecuária

15/12/2020

Localizado em Ondina, bem ao lado do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB) é um importante equipamento para o agronegócio do estado. Possui oito laboratórios distribuídos em um prédio de três pavimentos no qual são realizadas atividades de pesquisa e serviços laboratoriais aplicados à agropecuária, incluindo análises, diagnósticos, classificação e controle de qualidade de produtos de origem vegetal e animal, solo e água para irrigação, estando credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para classificação de produtos de origem vegetal.

Criado em 2016, após a extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA), o CETAB atualmente conta com parcerias da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da UFBA, da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Com isso, aos serviços oferecidos à comunidade somam-se análises de produtos apreendidos em ações de fiscalização da ADAB e pesquisas realizadas em colaboração com as instituições parceiras, o que envolve estudantes de várias áreas em níveis de graduação, mestrado e doutorado.

“Estamos trabalhando para tornar o CETAB um órgão de excelência, com a modernização de toda a sua estrutura para poder disponibilizar ao público os serviços que o agronegócio necessita, tais como a classificação de produtos como arroz, feijão, óleo de soja e farinha, dentre muitos outros. O corpo técnico de pesquisadores e gestores do CETAB é formado por profissionais altamente qualificados, com perfil e experiência para o desenvolvimento das atividades de serviços laboratoriais e pesquisa científica voltada ao setor agropecuário”, diz Paulo Mattos, coordenador do CETAB.

“Atuamos no desenvolvimento de diversos projetos em colaboração com instituições de pesquisa parceiras, tais como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), UFBA, SENAI-CIMATEC e Faculdade Maria Milza (FAMAM)”, afirma Paulo Mesquita, pesquisador do CETAB.

O campo de atuação do Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia é realmente amplo. Um agricultor pode requerer uma análise de solo de sua propriedade ou, de forma mais completa, solicitar uma recomendação de adubação para uma ou mais culturas que queira cultivar em sua área.

O CETAB está situado na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) e atende ao público de segunda a sexta, das 10h às 16h. O número de telefone é (71) 3261-5627.

Texto: Ascom/SEAGRI
Foto: Div./Ascom/SEAGRI