ADAB inaugura laboratório e recebe 15 novos carros para reforçar ações

Text Resize

-A +A

Compartilhar

22/12/2020

Foi inaugurado nessa segunda-feira (21) o Laboratório de Microbiologia de Alimentos do convênio entre a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB). Esse laboratório se junta a outros três da ADAB (Bacteriologia Animal, Parasitologia Animal e Virologia Animal) para formar o conjunto do LADESA (Laboratório de Sanidade Animal). Todo o LADESA funciona dentro das instalações do CETAB, em área cedida à ADAB para essa finalidade.

A ADAB é uma entidade da administração indireta, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI). E o CETAB faz parte da estrutura da SEAGRI.

O novo Laboratório de Microbiologia traz ao LADESA uma maior amplitude de atuação, possibilitando à ADAB um maior controle sobre a qualidade dos produtos de empresas certificadas com o selo estadual, além de aumentar o poder e a eficácia dos resultados das fiscalizações da autarquia.

O ato de inauguração contou com as presenças do secretário Estadual da Agricultura, Lucas Costa; o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar; e o superintendente federal da agricultura da Bahia, Paulo Emílio Torres. Também esteve presente o ex-senador Roberto Muniz, que em 2017 apresentou emenda parlamentar contemplando a ADAB com recursos para estruturar, manter e implementar mudanças no laboratório.

Maurício Bacelar ressaltou a relevância da ampliação do LADESA. “Os serviços laboratoriais representam grande avanço tecnológico em qualquer sistema de defesa agropecuária, já que os resultados produzidos por suas pesquisas propiciam suporte epidemiológico altamente confiável a qualquer tomada de decisão em suspeitas de enfermidades em campo”, disse o diretor-geral da ADAB.

Já o diretor de Inspeção da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Rafael Mendes, classificou o novo laboratório que se incorpora à estrutura do LADESA como “uma grande conquista da ADAB”. Ele explica que nele serão realizadas análises de produtos de origem agropecuária, “complementando ações de fiscalização do Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (SISBI/POA)”. Mendes concluiu dizendo que o equipamento irá permitir “a oferta de alimentos seguros e de qualidade para a sociedade baiana”.

Também na segunda-feira, a ADAB recebeu 15 novos carros para reforçar as ações de defesa agropecuária. A entrega foi realizada pelo superintendente Paulo Emílio Torres, que destacou a importância do convênio firmado com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para reestruturar ações educativas, de fiscalização e monitoramento da vigilância sanitária na Bahia. “A agência vai começar 2021 com novo fôlego. A ampliação da frota assegura um trabalho ainda mais eficiente para execução de ações relevantes no manejo de pragas que atacam as lavouras, enfermidades animais e outras tantas de responsabilidade da ADAB”, disse Torres.

 

Texto: Ascom SEAGRI (com informações da Ascom ADAB)
Foto: Ascom ADAB