Secretário Estadual da Agricultura e Pecuária visita Itambé e discute com autoridades importantes projetos para o setor

Text Resize

-A +A

Compartilhar

02/02/2021

Itambé recebeu na tarde desta segunda-feira (1) a visita do Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), Lucas Costa, que, acompanhado do vice-prefeito e secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Bruno Lopes, cumpriu uma extensa agenda no município, participando de palestras e reuniões com autoridades, agricultores e representantes de instituições.

Iniciando a passagem pelo município, o Secretário esteve na abertura do Curso de Tratorista, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Itambé na Associação do Vale Santa Maria. Em seguida, participou de um almoço com pequenos agricultores associados onde aproveitaram a oportunidade para discutir algumas demandas locais para o setor.

Seguindo a programação, o secretário da SEAGRI se reuniu com representantes políticos da região e demais lideranças do município e, logo após, participou de uma Mesa Redonda com a participação de agricultores familiares e representantes de Associações e Sindicatos Rurais. O encontro prosseguiu com uma palestra técnica realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária (SMMAP). Durante o encontro, o secretário estadual autorizou o projeto para instalação de um viveiro de fruticultura nas dependências do Centro Social Urbano. Logo após, Lucas Costa se reuniu com o Prefeito Candinho Araújo, na Prefeitura Municipal.

A programação foi finalizada com uma visita do secretário à instalação do Mercado de Carnes Municipal, onde foi apresentada e discutida a proposta de concessão de uso do espaço para instalação de Entrepostos Frigoríficos Modulares. O objetivo é resolver entraves que estão impedindo a operacionalização deste importante equipamento, que colabora com a estruturação da cadeia da carne e o combate à clandestinidade. Na unidade pode ser feita as desossas, separando as carnes que vêm dos frigoríficos. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões para a comercialização.

Atendendo a demanda do secretário Bruno Lopes, Itambé será contemplada com investimentos da SEAGRI ainda nesta semana. Serão destinados ao município um trator com implementos agrícolas, para ser utilizado em projetos agrícolas na comunidade, além de 30 mil alevinos. A distribuição dos peixes faz parte do programa de peixamento de aguadas desenvolvido pelo Governo Estadual, visando melhor nutrir as comunidades carentes e ensinar as técnicas de manejo para o melhor aproveitamento deste cultivo.

O prefeito Candinho Araújo avaliou o encontro como bastante produtivo, permitindo ao secretário de estado conhecer de perto a realidade de Itambé, discutir alguns projetos e estreitar a relação entre o Governo Estadual e a Prefeitura visando o desenvolvimento do setor agropecuário.

Além do prefeito, vice-prefeito, e do secretário municipal de Agricultura, também acompanharam as ações o Secretário de Administração, Manoelber Barreto e os vereadores Adailson Pinheiro (Dai do Gesso), Alecciene Gusmão, Andréia Dutra, Joeliton Oliveira Cruz (Jó da Novo Horizonte) e Siul Rodrigues.

 

Fonte: Ascom / Prefeitura Municipal de Itambé