SEAGRI realiza reuniões para discutir a atividade rural nos municípios

21/07/2021

O chefe de Gabinete da SEAGRI, Alisson Gonçalves, sequenciou uma tarde/noite de reuniões com prefeitos de municípios baianos, no esforço por identificar as atividades de cada região, viabilizando apoios da Secretaria da Agricultura da Bahia a projetos e iniciativas que incrementem os negócios do campo. Durante a tarde de hoje (21), a reunião foi com o prefeito e vice-prefeito de Brejões, respectivamente Alessandro Rodrigues (foto à esquerda) e Mário Silva. Já durante o início da noite o encontro foi com Lica (foto à direita), prefeito de Serra do Ramalho.

Duas cidades de realidades agrícolas distintas, mas que têm o agronegócio como agente impulsionador de suas economias. Brejões é conhecida pelas fazendas de café, mas, atualmente, também possui plantações de maracujá e vem experimentando o morango. A pecuária de corte e leiteira é outra atividade que está em crescimento naquela parte da Bahia.

Já Serra do Ramalho vem fazendo grandes apostas na banana. Mas a ideia da prefeitura é diversificar as atividades agrícolas e por isso vem abrindo tanques para a criação de peixes. A produção de leite também vem sendo incentivada na região.

Esse tipo de contato é imprescindível para o mapeamento de toda a Bahia, confrontando dados das diferentes realidades agrícolas com estudos referenciados da SEAGRI e de outras instituições produtoras de pesquisas e conhecimento, na busca por soluções que incrementem produtividade e produção do que já vem sendo empreendido nas cidades e regiões, como também sugerindo um leque de novas atividades que podem ser desenvolvidas em cada área, levando em conta fatores climáticos, de solo, de mercado etc.

Texto: Ascom SEAGRI
Fotos: Div./Ascom SEAGRI